domingo, 4 de dezembro de 2011

Tecnologia

Acordei na terça feira com o telefone tocando, olhei para os lados, estava em casa (afinal, é terça feira) e seria o Bravo um sonho? Não, eu dormi com a chave embaixo do travesseiro e estava com um dedo insensível por falta de circulação, dane-se, o Bravo é real, hora de mexer no Blue & Me, uma das coisas que eu abri mão na Fiat foi a vistoria técnica que consistia receber todas as orientações possíveis sobre as dezenas de sistemas eletrônicos que o carro dispõe.
Mas isso facilitaria demais as coisas e roubaria as liguiças que eu tenho que encher para o leitor do blog
Quando pequei a Montana, a coisa que eu mais gostei (e só aprendi depois de 10 dias) foi sincronizar o ipod touch com bluetooth e tocar as músicas sem a necessidade de um cabo auxiliar, pensei que o Blue & Me faria o mesmo trabalho.
Clique na foto para ampliar

Consegui sincronizar o iphone com facilidade, copiei toda minha agenda para o carro e agora quando recebo uma ligação, vejo o nome da pessoa na tela do computador de bordo e atendo apertando um botão no volante, o mesmo acontece quando quero fazer uma ligação, basta apertar um botão e selecionar entre os nomes na agenda, os preferidos ou os últimos ligados.
Achei muito legal e útil, mas preferia que eu conseguisse sincronizar o ipod e escolhesse as músicas sem a necessidade de um cabo, aparentemente, isso é impossível, preciso ligar o cabo na entrada USB e assim, o ipod fica visível na tela do computador de bordo, é maneiro, mas o som da Montana fazia isso sem o cabo, sincronizava o ipod ou celular pelo bluetooth, as  vantagens no caso do Blue & Me é que ele carrega o dispositivo pelo cabo conectado, o mesmo pode ser controlado pelo teclado do volante, e tanto ou celular quanto o ipod podem ser conectados ao mesmo tempo, quando alguém liga, ele pausa a música e liga o telefone pelo sistema de som.

Ele tem o sistema de ler mensagens, mas eu ainda não consegui fazer funcionar, isso vai ficar para os próximos capítulos, estou ansioso porque a “moça” que fala com a gente no carro tem um sotaque de robô, quando você aperta o botão do Windows (tem um ícone com a logo), ela começa a falar e pede uma função, qualquer coisa que você faz teclando é possível com comando de voz, eu apertei, ela pediu a informação, eu disse: Media Player – Artistas – Them Crooked Vultures (que convenhamos, não é um nome fácil de ser pronunciado e compreendido) e ele foi certinho, achei legal, mas jamais teria coragem de fazer isso na frente de alguém, é muito mala e o tempo que você leva para chegar lá é maior do que quando você decora o caminho teclando no botão, chego em uma música específica no meu ipod pelos botões com mais rapidez do que com o viva-voz ou pelo próprio aparelho, adorei o sistema e recomendo para quem for comprar um Fiat que não tem ele como item de série.
Mas a eletrônica do carro não se limita a isso, ainda estou aprendendo, mas o básico é o marcador de consumo médio (que pode ser por km/l ou por litros a cada 100kms), consumo instantâneo (que funciona como um econômetro), autonomia, tempo percorrido, distância percorrida, velocidade média e pressão do turbo, além disso, ele tem um outro medidor que marca as mesmas coisas, o principal chama-se “trip A” e o secundária chama-se “trip B” isso pode ser útil em uma viagem em que você pode usar o trip A para marcar os dados de um determinado trecho enquanto o B vai marcando da viagem inteira, eles podem ser zerados independentemente e o trip B pode ser desativado pelo menu.
Outra coisa que o computador de bordo dispõe são dezenas de idiomas (inclusive da moça que fala com você), intensidade da iluminação, funções como calendário, ordem em que os medidores são dispostos, sistemas de medidas e etc, ainda não me aprofundei nisso porque acredito que a partir do momento em que você escolhe suas preferências, você não volta lá para mudar mais nada e ainda não quero dispensar esse menu, por isso vou fazendo as coisas aos poucos.

Eu sei que vocês estão ansiosos para saber mais sobre o desempenho, mas eu quero deixar isso um pouco mais pra frente porque além de não estar 100% familiarizado com o câmbio (torque máximo, limite de corte e etc), ainda estou dando uma amaciada nele, esse consumo médio de 6km/l que apareceu no computador de bordo é consequência disso.

2 comentários:

  1. Amigo! Também tenho um punto 2014 com blue&me e não consigo de forma alguma, ouvir música do celular.
    Vc conseguiu com qual Ipod? O classic?
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Meu email é Wilsonvalois@hotmail.com

    ResponderExcluir