quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Hill Holder e Overbooster

Esse post foi feito aos poucos desde os primeiros dias com o carro até hoje, o assunto que eu quero tratar nele merece uma avaliação mais detalhada, tanto que sempre que ia postar, descobria que havia aprendido um pouco mais e resolvia adiar a postagem.
A convivência com o CVT me deixou um banana com manuais e o Bravo facilita tanto que você acaba se atrapalhando.
O Bravo T-Jet conta com um sistema chamado hill holder, esse sistema consiste em segurar o carro por alguns segundos enquanto você faz a rampa, é um sistema benéfico para quem está acostumado com um câmbio manual, acho que ele é um meio termo na facilidade encontrada na evolução do manual para o automático, mas para quem está fazendo o caminho inverso como eu, acaba atrapalhando, passei vários anos sem ter que me preocupar com o carro descer em uma rampa, então, logo que peguei o Bravo manual, minha preocupação era deixar o carro naquele ponto que a embreagem segura o carro para você fazer a troca, o “problema” é que com o hill holder, ao tirar o pé da embreagem, o carro não desce e você acha que ele está no ponto, quando você solta a embreagem e acelera vem o tranco ou ele afoga, mas isso dura muito pouco, algumas barbeiragens depois, você já está habituado e o sistema vira motivo de elogios, uma das vantagens dos automáticos está presente nesse modelo manual, acho que esse sistema deveria equipar  todos os carros manuais.
Mas vamos ao que interessa, não troquei meu sedan médio por um hatch apimentado para falar de gadgets e confortos.
Celular e som no volante, ar-condicionado digital dual-temp e etc, isso tudo não ainda não é o melhor do T-Jet

Saí da concessionária com o hodômetro marcando 11kms rodados e o pé embaixo, o giro subiu tão rápido que antes de eu lembrasse que estava em um carro manual, o motor já estava cortando em primeira e pedindo marcha, pisei na embreagem, coloquei segunda e tão rápido quanto da outra vez,  já estava na mesma situação, tirei o pé do acelerador e percebi que aquilo deveria ser feito com mais racionalidade e menos instinto, diminui, joguei o carro para a direita, coloquei uma quarta e segui tranquilo em direção à estrada.
Na saída da marginal em direção à estrada, estava em terceira e não olhei a velocidade, estiquei até gritar sem tirar o olho da rodovia, passei quarta e continuei acelerando, fixei o olhar na estrada, pois estava tenso, bati de leve o olho no painel e vi o velocímetro na posição vertical, continuei pisando até que um carro apareceu na minha frente, tirei o pé do acelerador, fiquei frustrado por não ter “espaço” para desenvolver velocidade, na minha cabeça, não tinha nem chegado aos 140km/h, até que notei que o velocímetro apontado para cima marcava 160km/h ao contrário do Sentra que marcava 100km/h no mesmo ponto, eu devo ter chegado a 180km/h sem perceber e em quarta, ainda tinha duas marchas sobrando e na adrenalina, nem havia lembrado de acionar o overbooster.
OVERBOOSTER
Para quem ainda não leu nenhuma avaliação do Bravo T-Jet feita pelas revistas, o overbooster é um sistema exclusivo do modelo, nem o Linea, nem o Punto equipados com o mesmo motor T-Jet contam com ele, numa versão minimalista, o que overbooster faz é aumentar a pressão do turbo, você não sabe o que o turbo faz? Vou explicar.
Imagine que você está acendendo a churrasqueira no domingo, coloca o carvão, cria uma brasa e alimenta essa brasa abanando com a tampa do tupeware que deveria estar cobrindo o vinagrete.
Você abanando com a tampa de tupeware é o equivalente ao motor aspirado tradicional, agora imagine que ao invés da tampa de tupeware, você usasse um secador de cabelo para soprar a brasa, o secador é a turbina, agora imagine que esse secador tem duas potências, normal e forte, a normal seria o turbo e a forte seria o OVERBOOSTER.
Esse sopro artificial facilita a combustão e é por isso que carros turbinados são mais potentes e conseguem uma disposição linear de torque, a queima é sobrealimentada.
Tecnicamente, o motor 1.4 16v T-Jet funciona com uma pressão de 0,9kg andando naturalmente e 1,3kg com o overbooster acionado.
Você deve estar se perguntando por que o carro não funciona logo com esses 1.3kg ao invés de dispô-los por meio de um botão?
A resposta não é simples, pois são vários fatores, mas eu vou tentar explanar isso aqui.
Com o overbooster ligado, a turbina funciona no limite, isso diminui sua vida útil e aumenta consideravelmente o consumo, você pode estar em um carro com estigma de corredor, mas não vai passar o dia inteiro rasgando por aí.
Só esse motivo citado já seria suficiente, mas a coisa é mais complexa, clicar na tecla OVB, não aumenta apenas a pressão da turbina, a direção fica mais pesada e o carro se comporta de maneira diferente, com o giro sempre alto e sempre pedindo mais marcha, (é como se você tentasse ir para o trabalho usando apenas a primeira e a segunda)
Para uma arrancada, ultrapassagem ou mesmo para uma volta em uma pista, ele funciona com maestria, mas para o dia a dia é insuportável.
Achei excelente a sacada da Fiat em criar essa personalidade irritada do Bravo que pode ser desligada por um botão, dessa maneira, você fica com um carro potente e divertido, porém, civilizado para o dia a dia e outro carro totalmente ignorante e sedento que pode ser ligado e desligado quando te dá vontade, o primeiro seria suficiente, mas não aproveitaria todo o potencial do carro, o segundo é instigante, mas seria cansativo e exagerado naquele momento em que você só quer se locomover normalmente.
Ainda estou em fase de experimentação, estou vendo qual é a hora ideal para trocar de marcha e qual é a rotação em que cada marcha rende para poder arrancar e acelerar usando todo o potencial do carro, por enquanto não fiz nada de espetacular, nesse vídeo, eu atinjo 200km/h com certa facilidade e em quarta marcha, o que eu não percebi enquanto estava acelerando é que eu deveria passar a quinta antes dos 190km/h, mas eu estiquei para ver até onde a quarta ia.
Quando coloquei quinta e comecei a ganhar mais velocidade, faltou estrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário