domingo, 16 de janeiro de 2011

Piscina móvel

Ontem resolvi finalmente fazer o teste de carga com a Montana, depois de analisar várias sugestões engraçadas, algumas práticas e outras perturbadoras, tive que colocar na balança para escolher uma que fosse inusitada e ao mesmo tempo possível.
O problema é que enquanto eu planejava uma maneira de realizar a ideia escolhida, várias pessoas deram essa mesma sugestão no Orkut, aparentemente, encher uma caçamba de água não é tão inusitado quanto parece, mas eu resolvi fazer mesmo assim, a ideia inicial era encher a caçamba com 500 litros de água que seria equivalente a 500kg, mas nem tudo saiu como o planejado.

O combinado seria fazer na casa de um amigo que tem uma piscina inflável nova que vedaria a caçamba para enchê-la, ligamos insistentemente para esse amigo e ele não atendia, deixar para outro dia não era uma opção já que eu combinei tudo no dia anterior e depois de combinado, prometi para vocês que colocaria no blog.
Por sorte achei uma piscina velha aqui em casa que eu nem lembrava que existia, peguei a piscina e fui para casa de outro amigo (Benito), chegando lá, ele estava tomando cerveja com um amigo nosso (Raul), era um dia ensolarado na beira da piscina e como ninguém é de ferro, resolvi tomar umas também (o que só atrapalhou meu julgamento e raciocínio da situação).
Antes de começarmos, aproveitamos a tampa da caçamba como trampolim
Forramos a caçamba com uma piscina velha para segurar a água


Benito tem um Fiat Punto e logo de cara disse que achou a Montana muito bonita, falou que gostou principalmente da frente grande que dá a ela uma cara de caminhão, Raul tinha uma S10 e adquiriu recentemente uma Strada Adventure Locker cabine estendida, ele entrou no carro e logo disparou que não serviria para ele pois o banco não recua o necessário para ele se sentir confortável.
 Pegamos duas latas de tinta vazias e começamos a encher com água para despejar na caçamba, levando em consideração que uma lata de tinta tem 20 litros, bastariam 25 latas para chegarmos aos 500 litros, foi aí que dois problemas surgiram, a lona velha estava furada, começou a vazar aos poucos e o Raul disse que a lata de tinta tinha 18 litros e não 20, discutimos um pouco e resolvemos colocar 35 latas de água (sem nenhuma conta ou justificativa), isso daria 630 litros, levando em consideração o tanto que estava vazando e o tanto de latas de cerveja que havíamos tomado, não conseguimos encontrar uma desculpa plausível para explicar aqui no texto porque fixamos o número de 35 latas de água.
Latas de tinta, tem 20 ou 18 litros? Resolvemos colocar 35 delas.
A conta já tinha ido para o espaço, lembrava que a caçamba da Montana tem um pouco mais de 1000 litros de capacidade, se 35 latas de água não chegassem na metade da caçamba, colocaria mais água até chegar lá, nessa hora, enchíamos as latas, mas não conseguíamos ver qual era a utilidade disso, de qualquer maneira, já tínhamos ido tão longe e resolvemos continuar seguindo o plano inicial.
Quando chegamos na última lata e exatamente a metade da caçamba (incrível), o amigo que deveria ter atendido o telefone horas atrás resolveu ligar e pediu para que esperássemos por ele antes de iniciar o teste, enquanto esperávamos, a água continuava pingando e o Raul resolveu colocar a mangueira ligada na caçamba para não baixar a água.
Esperamos por mais de uma hora e nosso amigo não apareceu, resolvemos seguir em frente e quando olhamos a caçamba, ela já estava com mais de 70% de capacidade cheia de água (isso até que foi bom, porque os gênios não consideraram que a água poderia cair com o sacolejo do carro)
Enquanto esperávamos, não percebemos que passamos da quantidade de água desejada

Resolvi tirar umas fotos para mostrar o quanto a suspensão abaixou com o peso e ao tirar uma foto de trás vi que o carro estava bem torto para a direita, os pneus também estavam bem murchos e isso gerou uma discussão entre eu e o Raul, eu afirmava que para carregar carga, os pneus devem estar com menos libras do que quando roda vazia, Raul disse o contrário e fez questão de esfregar o manual da Strada dele na minha cara, em determinadas situações, indicam até 41 libras para os pneus traseiros, vivendo e aprendendo.
Com os caras dentro, ultrapassamos a quantidade de carga desejada
A suspensão baixou bastante, os pneus deveriam ter sido calibrados com 40lbs
O carro ficou torto, felizmente voltou ao normal depois.
Como se os 70% da caçamba não fossem suficientes, meus ébrios amigos decidiram que iriam junto na minha avaliação, com eles dentro a Montana já estava levando mais do que sua capacidade de carga na caçamba e deu para sentir a dificuldade que o motor estava tendo para puxar o carro, felizmente uma grande quantidade de água caiu antes mesmo de sairmos da garagem.

Muita água caiu antes de sairmos, no fim da primeira subida, já estava pela metade
Por se tratar de uma ideia imbecil, ilegal e de que meus passageiros molhados serem dois doutores veterinários conhecidos na cidade, resolvi fazer um percurso sem muito trânsito e movimento, mas com bastante ladeiras e valetas, pensando em preservar a imagem dos meus amigos, evitei passar por locais com muita gente, apenas vou colocar o vídeo no Youtube (muuuaahaha – risada maléfica)
O carro sofreu muito para rodar carregado, o motor 1.4 (que parece ser de cilindrada maior  com o carro vazio) penou bastante nas subidas, em alguns casos, nem pude engatar segunda (e olha que o câmbio é bem curto), em subidas íngremes, precisei queimar um pouco de embreagem para o carro embalar, segundo o computador de bordo zerado antes de sair da garagem, o consumo foi de 3,3km/l (Amy Winehouse no reveillon)
A suspensão baixou bastante, principalmente com os dois cidadãos boiando na caçamba, mas baixou menos do que eu esperava, estou acompanhando o teste dos 100 dias da revista Carro e a Hoggar com menos peso baixou muito mais.
Montana vazia acima e com 70% da caçamba cheia de água abaixo
No fim das contas cheguei a conclusão de que a Montana pode até suportar os 730kg declarados pela fábrica, mas não vai muito longe com eles e nem chega a qualquer lugar, ela é mesmo uma picapinha para você levar uma geladeira, um guarda-roupas, uma moto ou qualquer outra coisa que exija espaço (porque isso ela tem, a caçamba é grande e profunda) mas não pese um absurdo.  

3 comentários:

  1. Gente fina seu amigo, não atendeu o celular e ainda liga depois pedindo pra esperar só pra atrapalhar o teste, amigão mesmo kkkkkkkkk

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  2. Helder, o tipo de carga influencia muito, tanto que os caminhões que carregam líquidos, adotam cilindros e sempre cheios, para evitar o balanço excessivo da carga!

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  3. kkk eu ri demaais desse post.
    Mais comédia ainda é a hora que cai a agua da caçamba da monhstrAmy.

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